sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Bolo de gengibre com aroma de limão

Por Adriana Haddad

Foi aniversário do meu marido e eu estava preparadíssima para me empenhar em um bolo difícil, rebuscado, demorado, etc. Mas é lógico que ele acabou com toda a minha pretensão, me dizendo que queria aquele bolo de gengibre que eu faço em 5 minutos para comer com um cafezinho à tarde! Muito desiludida, lá fui eu prepará-lo... Esse bolo eu peguei em algum blog,que por mais que eu tente não consigo me lembrar, mas dei algumas modificadas.

Desta vez dobrei a receita, pois queria fazê-lo ficar com cara de aniversário. Só que não fui feliz na hora de desenformá-lo. O problema foi que resolvi usar uma forma para torta e a receita é bem líquida, aí resolvi forrar a forma de torta com papel manteiga untado com manteiga, só que grudou demais na massa do bolo. Fui desenformar e não consegui tirar o papel manteiga!!! Ou seja, um de-sas-tre...Consegui transformar o bolo mais fácil e testado em uma catástrofe. Mas não desanimei... Reformei com geléia de abacaxi que eu tinha feito no dia anterior, passei em volta do bolo na parte destruída e cobri essa geléia com pistache sem casca e sem sal triturado. Posso dizer que o resultado foi:um sabor maravilhoso e a aparência foi salva. Confiram :)

Bolo de gengibre com aroma de limão



3 col (sopa) bem cheias de gengibre picado
4 col (sopa) de açúcar mascavo
1 xíc (cha) de farinha de aveia
1 col (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xíc (chá) de manteiga amolecida
10 col (sopa) de açúcar branco
1 col (sopa) bem cheia de raspas de limão
3 ovos
1 xíc (chá) de leite
½ xíc (chá) de suco de limão

Unte e enfarinhe uma forma com buraco no meio. Bata no processador 2 colheres bem cheias de gengibre picado com o açúcar mascavo e reserve; num outro recipiente, misture a farinha de aveia, o fermento e o sal e reserve. Bata a manteiga amolecida, o açúcar branco e as de raspas de limão até ficar homogêneo, depois junte os ovos e comece a misturar a farinha aos poucos alternadamente com o leite; quando estiver tudo bem misturadinho junte o suco de limão, e por fim aquela pasta que você fez no liquidificador com gengibre e açúcar. Leve ao forno por uns 25 minutos.

10 comentários:

Anônimo disse...

Luciana, eu amo amo amo gengibre!! Mas acho que aqui no Brasil muita gente tem medo de especiarias assim... Mas nao vou desistir ! Alias tbem estou com um bolo de gengibre na fila de posts!!! Parabens pelo marido, e um bj para vc! Flavia
PS: a pistavhe dev ter ficado excelente!

risonha disse...

a aparência salvou-se mesmo e o sabor tenho a certeza que ficou fantástico.

dri haddad disse...

Flavia!eu tb adoro não só gengibre,mas todas as especiarías,as vezes acho que exagero pois como faz parte do meu dia a dia,nem percebo que o resto do mundo não está acostumado..
Por acaso amanhã vou fazer seu frango com zattar e limão...estou sonhando com ele!
um beijo
DRI

dri haddad disse...

OI RISONHA!!!
obrigada pela força!!!
o sabor ficou muito bom mesmo!
um beijão
DRI

Helena disse...

Bela reforma!As cores ficaram lindas conjugadas e o bolo deve ser bem saboroso!
Parabens ao aniversariante!
Bj

ameixa seca disse...

Parabéns ao marido!!!
O bolo foi bem salvo :)

dri haddad disse...

ameixa e canela!!!
muito obrigada:))
um beijão
DRI

Unknown disse...

Este bolo esta uma delicia,parabens a cozinheira bjs Alexis..

Laurinha disse...

parabéns pro maridão!
E fiquei com vontade de experimentar o bolo... sua 'engenhari' acho que só fez o bolo ficar mais gostoso ainda...

Beijinhos

dri haddad disse...

alexis e laurinha!
muito obrigada..:)
um beijão