sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Amigo-secreto com receita vintage: salmão no abacaxi

Por Adriana Haddad

Nesta última semana fizemos na turma da aula de culinária nosso tão esperado amigo-secreto ladrão, que aprendemos com a Lu em 2001 e aderimos de corpo e alma. Para acompanhar o amigo-ladrão pensei em um menu meio festivo, meio Verão, meio alegre, meio colorido e, entre outras coisas, fizemos esse arroz com salmão. Este prato é uma releitura de um que fiz no meu aniversário. Porém, neste acrescentei abacaxi e uvas passas... retiramos a polpa dos abacaxis para servir o arroz dentro... ficou super "vintage" anos 70, adorei!!!

É uma delícia de idéia para o Reveillon!

Arroz com salmão no abacaxi

2 xíc (chá) de arroz - 1 col (café) de gengibre fresco picadinho - 1 col (café) de canela em pó - 1 cebola - 1 col (café) de coentro em grão - 1 dente de alho - 6 tomates – 40 g de uvas passas – 300 g de salmão - 2 col (sopa) de suco de limão - 2 col (sopa) de ghee (manteiga clarificada, encontrada em casas de ingredientes naturais ou indianos) - 2 abacaxis

Cortar os abacaxis em duas partes e retirar a polpa com cuidado para não estragar as cascas, porque essas servirão de “travessa” para servir. Cortar as polpas em cubinhos e reservar. Colocar em uma panela todos os temperos (cebola cortada finamente, gengibre, coentro, canela, alho espremido) com a ghee e refogar por um minuto. Acrescentar o arroz e refogar por mais uns 5 minutos, acrescentar os tomates cortados em cubos, cobrir com água fervendo e deixar cozinhar por uns 10 minutos ou até que esteja macio. Por último acrescentar as uvas passas e os cubinhos de abacaxi. Em uma frigideira, colocar o salmão cortado em cubos e temperado com suco de limão, colocar sal a gosto e refogá-lo por 3 a 4 minutos. Adicionar ao arroz e distribuir dentro das cascas dos abacaxis e servir em seguida. :)

11 comentários:

Cris disse...

Vintage dos anos 70... ai Lu, então já sou vintage :-) Querida, adorei este prato, não conhecia, é que eu sou vintage mas era pequena nesta época, hihihi. Estamos "convocando" as ragazze para o encontro, dia 20 em sampa, depois passaremos os detalhes ok!!! beijocas

ameixa seca disse...

Fica super elegante e deve ficar muito bom :)
Bom fim de semana!

Téia disse...

Lu, que maravilha, adorei, aprendi em um curso de culinária tailandesa, um prato parecido só que com frango ou camarão. Fica muito verão mesmo e tão coloridinho. Você acertou em cheio, sorte dos seus convidados e dos amigos-ladrões, kkk...Bj grande lindona.

Glau disse...

eu gostei também que as fotos entraram no clima de festa! :)

bjoka, Glau

Letícia disse...

Dri e Lu, o que é um amigo secreto ladrão, fiquei curiosa....
Adorei as fotos com efeitos inusitados, fofinho...
Bjos

Tânia N. disse...

Receita vintage????Somos vintage, então!

Luciana B. disse...

Cris, também somos vintage, com muita honra!! Rsrsrs...
Ameixa, Téia e Glau, obrigada!

Luciana B. disse...

Le, o amigo-secreto ladrão é assim: digamos que são 10 pessoas. Cada pessoa leva um presente que serve para todos e todos os presentes são colocados juntos numa mesa. Sorteiam-se números de 1 a 10. A pessoa de número 1 escolhe um presente da mesa e abre. Aí a pessoa de número 2 pode escolher um presente da mesa ou "roubar" o presente da número 1. Se ela roubar, volta a vez da pessoa 1, que escolhe mais um presente. E assim vai. Quem é roubado pode escolher um presente da mesa ou roubar outro de outra pessoa. Cada presente só pode ser roubado 3 vezes. Deu para entender ou ficou confuso?? :) Me fala se você entendeu!!

Luciana B. disse...

Tânia, somos vintage sim!!! Alías, é bem legal seu blog... vou visitar sempre. Um beijo,

Laurinha disse...

Olha, independente do adjetivo, o que eu quero dizer é que ficou lindo, com uma apresentação super elegante!
Apetitoso, delicioso, lindo....

Vintage? Então já sou... deixa prá lá! :DD

Beijinhos

Mari disse...

Amada, esse salmão no abacaxi ficou belíssimo... menina, quanto requinte!!! Deve ter ficado maravilhoso... há um tempo fui a um restaurante tailandês, e se comia arroz com camarão no abacaxi.... nossa, nem posso me lembrar, que fico de água na boca hahaha... beijos grande!!!