domingo, 5 de outubro de 2008

Quibe de abobrinha e cenoura com recheio parmigiana

Por Luciana Betenson

Gente, este quibe é um dos “coringas” do jantar em casa.... Não sei se já comentei aqui, mas meu marido detesta comer arroz e feijão no jantar. E os meninos, claro, pegaram a mania do pai... assim, haja imaginação para inventar coisas diferentes, de preferência fugindo um pouco das tortas salgadas, macarrão, pizza, pães recheados... que são divinos mas nada lights né?

Este quibe fica uma delícia, é diferente, nutritivo. Para quem não vive sem proteína (ou quem acha que não 'vale' o queijo!), pode acompanhar um filezinho de frango... Recomendo que provem!!

Quibe de abobrinha e cenoura com recheio parmigiana


1 xíc (chá) de trigo para quibe
1 xíc (chá) de cenoura ralada
1 xíc (chá) de abobrinha ralada
1 cebola picadinha
2 col (sopa) de cheiro verde
sal e pimenta a gosto
200 g de mussarela
1 xíc (chá) de molho de tomate pronto

Deixar o trigo para quibe de molho por pelo menos 1 hora, colocando água até um dedo acima da quantidade de trigo. Depois, aperte bem retirando o excesso de água e reserve. Misture o trigo, a cenoura, a abobrinha, a cebola e o cheiro verde, tempere com sal e pimenta. Amasse até dar liga e se precisar junte um pouco de farinha de trigo. Em uma assadeira untada, cubra o fundo com metade da massa de quibe, espalhe um pouco de molho de tomate, coloque a mussarela e cubra com o quibe restante. Pressione a massa, regue com um pouco de azeite. Leve ao forno pré-aquecido e asse em forno médio por cerca de 20 a 30 minutos.

Neste quibe da foto, nós inovamos e colocamos a mussarela e o mulho de tomate só por cima. Mas fica mais gostoso mesmo como recheio.

7 comentários:

Unknown disse...

Lu
adorei a receita!
Como está de viagem?
Bjs

ameixa seca disse...

Adoro comidinhas com abobrinha :)Quibe nunca provei nem sei o que é farinha para quibe. Aqui não temos.
Ficou muito bonito ;)

Renata Barreto disse...

Lu, esse quibe delícia recheado com cottage vira uma excelente opção no Rita Palita? não acha?

bjs

Silvia Arruda disse...

Que delícia!
Adorei esta idéia! Receita anotada!!

Luciana B. disse...

Olá queridas,
Vamos lá:
Ameixinha, o trigo para quibe não é uma farinha exatamente, mas sim grãos de trigo cozidos, partidos e secos. É uma espécie de trigo triturado, os pedaços são maiores e é preciso hidratá-lo antes de usar. Dê uma olhada neste site para você ver: http://www.maeterra.com.br/index1.php?secao=04c&codigo=34
Nana e Silvia, que bom que gostaram! Fica bom mesmo este quibe... façam!!
Rê, adorei o Rita Palita, vou lá participar! Beijos!
Lu

Valeria disse...

Luciana,Realmente um quibe inovador!!!Deve ficar bem leve né!!
Bjs

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)


Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.comz