sábado, 10 de maio de 2008

Uma sobremesa legal para o Dia das Mães

Por Adriana Haddad

Na aula de culinária da última quarta-feira, fizemos uma torta de damasco e castanha de caju que ficou tudo.

Estava difícil escolher a sobremesa, pois o prato principal que eu ia ensinar era o ravióli, que é trabalhoso e toma bastante tempo da aula. Assim, queria uma sobremesa fácil e rápida, mas que fosse chique e gostosa. Pesquisei e achei esta torta. Não deu tempo e nem disposição de testá-la antes da aula, o que eu sempre faço com os pratos novos que ensino, principalmente porque eu queria fechar a boca depois de um fim de semana de orgia gastronômica... Enfim, quando as alunas perguntaram sobre a torta eu disse: “esta nós vamos testar juntas!”.

A torta é fácil, pois apesar de ter a massa e o recheio separados, é assada de uma vez só. Fizemos a torta e depois de assada ficou com cara de “nada”... mas por dentro é linda e o sabor delicioso! Até a Ana, que participa das aulas e não é fã de doces, babou nesta. Estávamos em quatro e a torta praticamente acabou. A Soninha já comprou os ingredientes e vai fazer "bella figura" com a torta na casa da mãe no Dia das Mães.

É deliciosa também para acompanhar um cafezinho à tarde :) Muito chique!





Torta de castanha de caju e damasco

MASSA
Numa tigela, misturar ½ xícara de farinha integral, ½ xícara de farinha branca e 3 colheres de sopa de açúcar mascavo. Juntar 2 colheres de sopa de manteiga na temperatura ambiente e misturar com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Juntar duas gemas e um pouco de água. Misturar até obter uma massa homogênea. Coloquei diretamente em um pirex redondo de 22 cm. A receita original pedia para abrir com um rolo, mas preferi colocar e alisar a massa com as mãos, deixando-a com grossura de 1 cm.

RECHEIO
Na batedeira, juntar ½ xícara de manteiga e ½ xícara de açúcar e bater na velocidade alta até obter uma pasta branquinha. Acrescentar 2 ovos, um a um, batendo até misturar bem. Adicionar ½ xícara de castanhas de caju trituradas e continuar batendo por 2 minutos. Diminuir a velocidade e acrescentar uma xícara de damascos picados. Espalhar o recheio na massa crua. Levei ao forno pré-aquecido para assar por 25 min. Tirei do forno e polvilhei com uma colher de açúcar de confeiteiro, passado por uma peneira fina.

2 comentários:

Luciana B. disse...

Adorei amigas....Já imprimi a receita da torta de damasco, que amo.
Lu, coloca umas dicas do livro "Como receber sem stress".
Um beijão teacher
Zi

Luciana B. disse...

Para quem não entendeu nada,eu usei o endereço da Luciana,porque estou BABANDO para fazer um para mim."Adriana se voce consegui ,eu não consigo."
bjs
zi