quinta-feira, 15 de maio de 2008

Tarte tatin e suas variações

Por Adriana Haddad

Ano passado, tive uma fase na qual me entreguei aos tatins, ou seja, tortas invertidas. Resolvi fazer tatin de tudo... doce, salgada, agridoce... enlouqueci em minha casa mudando as massas, colocando semente de papoula, ervas como alecrim e manjericão, enfim... para as "minhas meninas" eu já apresentei um de maçãs, que é a origem de todos, e um salgado de tomates para provar que era tão bom ou até melhor que o doce.

Porém, como tudo tem limite, a fase passou. Na época, fiz este tatin de chalotas com presunto cru e acabei guardando a receita na gaveta para um momento ideal. Essa semana resolvi ensiná-lo na aula, como estava friozinho, cairia super bem. Foi sucesso absoluto... Aí vai:

Tarte Tatin de chalotas e presunto cru

1 dente de alho - 200 g de farinha de trigo - 1 ovo - 1/2 col chá de sal - 100 g + 50 g de manteiga a temperatura ambiente - 600 g de chalotas - 50 g de açúcar - 100 g de presunto cru - folhas de sálvia ou sálvia seca - sal e pimenta a gosto

Descasque e amasse o dente de alho, misture com a farinha, o ovo, meia colher de chá de sal e 100g de manteiga a temperatura ambiente. Sove bem até obter uma pasta homogênea. Faça uma bola e leve a geladeira por 30 minutos envolta em filme plástico. Descasque as chalotas e coloque em uma frigideira com 50 g de manteiga, pimenta e sal a gosto e deixe em fogo baixíssimo até que amoleçam, ou que comecem a ficar muito douradas. Aí coloque 50 g de açúcar, aumente o fogo e vá retirando assim que começarem a caramelizar. Coloque-as em uma assadeira de 25cm de diâmetro intercalando-as com 100g de presunto cru cortado finíssimo e com folhas de sálvia. Eu não achei frescas, então usei secas e deu um efeito bom :))) Cubra com a massa e leve ao forno por mais ou menos 20/25 minutos. Desenforme em um prato e sirva imediatamente.

















Nenhum comentário: