sexta-feira, 12 de março de 2010

Delícia de salada do Mark Bittman

Por Luciana Betenson

O suplemento Paladar do jornal Estadão tem publicado uma coluna do Mark Bittman, ‘The Minimalist’, que também sai semanalmente no jornal New York Times. Para quem não o conhece, segue um texto sobre ele publicado na apresentação da sua coluna no Paladar: “Bittman é um cozinheiro da vida real. Cozinha com ingredientes comuns e técnicas simples. Ele é avesso ao esnobismo, dispensa equipamentos sofisticados e preparações muito elaboradas. Trabalha numa cozinha pequena, é adepto do improviso, e acha que ter tudo na despensa é perder a chance de se sentir desafiado. Costuma dizer que não quer transformar ninguém em chef, quer apenas ensinar as pessoas a cozinhar”.

Não é tudo este Mark?? :-)

Pois testamos a receita de salada de batata-doce com feijão preto publicada recentemente. Torceu o nariz?? Não faz isto não, experimenta, pois é maravilhosa!! Combina incrivelmente com churrasco.


Salada de batata-doce com feijão preto

3 batatas-doces médias descascadas e cortadas em cubos
1 cebola grande picadinha
½ xíc (chá) de azeite
1 ou 2 col (chá) de pimenta vermelha, sem sementes, picada
1 dente de alho
suco de 2 limões
2 xíc (chá) de feijão preto cozido e escorrido
1 pimentão amarelo ou vermelho sem sementes e bem picado
1 xíc (chá) de coentro fresco bem picadinho
sal e pimenta-do-reino a gosto

Pré-aqueça o forno a 200º C. Espalhe em uma assadeira os pedaços de batata-doce e cebola em uma só camada, cobrindo com 2 colheres de sopa de azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Ponha para assar, virando de vez em quando, até as batatas ficaram moreninhas nos cantos e macias por dentro. Leva de 30 a 40 minutos. Tire do forno e mantenha as batatas na assadeira até a hora de misturar com o molho. Ponha no liquidificador a pimenta, o alho, o suco de limão, o resto do azeite e mais uma pitada de pimenta-do-reino. Bata até homogeneizar. Coloque as batatas ainda quentes em uma vasilha grande, junte o feijão, o pimentão picado e jogue por cima o molho. Coloque o coentro e misture bem. Se necessário, acerte o sal. Leve à geladeira até a hora de servir.

8 comentários:

Richie disse...

Olha, confesso que batata doce só comi pura, cozida mesmo... mas essa salada tá dando vontade experimentar, viu? Tem cara de ser muito bom!

um bjo, bom fds!

Tati - Panelaterapia disse...

Linda salada!
Tem videos dele no uol! Adoro!!!
Bjs

ameixa seca disse...

Só conheço o Mark dos blogs e esta salada dele parece muito boa. Gosto de todos os ingredientes, a combinação deve ser bem interessante :)

Glau disse...

eu não torci o nariz não.. adorei esta combinação! bjos Lu, Glau

Flavia Pantoja disse...

Lu, au adoro ele!! Acho os videos otimos tambem, cheios de humor e as receitas, como o nome indica, são sempre faceis !
A salada esta com a cara excelente!!!
bjs e bom final de semana!
Flavia

Eduardo Luz disse...

Também sou fã do Mark.
E do Paladar não precisa nem dizer!
Esta é a dupla perfeita, né não?
Abs e quando vocês vem pra praia?

Margarete Tsuyako Matsubara disse...

Adorei teu blog. Além de tentador tem dicas muito boas para quem considera comer um dos melhores prazeres da vida. Nem vou tentar preparar porque não sirvo nem para ferver água. Mas, boa de garfo sou. beijão e parabéns.

Dani Franken disse...

Que combinação exótica, deve ficar bom demais!
Bj
Dani