sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Brincando de ser enólogos

Por Luciana Betenson

Semana passada contei aqui no blog sobre a ida da minha confraria de vinho à vinícola Bonucci, em São Carlos, no interior de São Paulo. Pois encerramos a visita com chave de ouro, brincando de ser enólogos.


Vocês se lembram daqueles jogos de química que adorávamos quando crianças, que vinham com pipetas, tubos de ensaio e copos medidores? É algo parecido, mas ao invés de brincar de misturar substâncias químicas, brincamos de misturar vinhos varietais para fazer nosso próprio assemblage. Um vinho com a nossa assinatura.


O objetivo do jogo, como diz o próprio Victor Bonucci, criador do ‘kit do enólogo’, é fazer um vinho que seja superior aos seis vinhos varietais que compõem o kit: um Cabernet Sauvignon “barricado”, um Cabernet Sauvignon sem barrica, um Merlot, um Cabernet Franc, um Marselan e um Ancelotta – todos produzidos na vinícola gaúcha Larentis, onde Victor fez estágio antes de abrir sua própria vinícola.

Realmente foi interessante perceber como é complexo o trabalho do enólogo e como os vinhos varietais ‘crescem’ quando misturados entre si. É quase como preparar um prato e colocar nele os ingredientes fundamentais e os temperos na medida certa para deixá-lo equilibrado. Assim como um prato, um vinho nunca será igual a outro, depende da ‘mão’, da experiência e do talento do cozinheiro!

Formamos cinco grupos, e após tentativas e erros, cada grupo chegou na sua fórmula perfeita. Abaixo, um quadro com nossas assemblages.


GRUPO 1

CaBSv Bar – 5%
CaBSv – 35%
CaFr – 35%
MeL – 20%
MrS -
AnC – 5%

GRUPO 2

CaBSv Bar -
CaBSv – 70%
CaFr -
MeL – 25%
MrS -
AnC - 5%

GRUPO 3

CaBSv Bar – 10%
CaBSv – 10%
CaFr – 5%
MeL – 70%
MrS -
AnC – 5%

GRUPO 4

CaBSv Bar – 50%
CaBSv -
CaFr – 10%
MeL – 30%
MrS – 5%
AnC – 5%

GRUPO 5

CaBSv Bar – 50%
CaBSv – 20%
CaFr – 30%
MeL -
MrS -
AnC -

Legendas:
CaBSv Bar – Cabernet Sauvignon “barricado”
CaBSv – Cabernet Sauvignon sem barrica
CaFr – Cabernet Franc
MeL – Merlot
MrS - Marselan
AnC - Ancelotta

6 comentários:

Caren Belló Muraro disse...

Oi Luciana, estou chegando agora no teu blog. Adorei! Depois dos 30-já estabelecida em outra profissão-resolvi estudar para ser enóloga 'de verdade'. É fascinante! Adoro ver como o vinho produz um efeito agregador nas pessoas. Parabéns!
Enobjs
Caren

Luciana B. disse...

Nossa, Caren, que legal que você 'teve peito' para fazer esta mudança profissional, te juro que é o meu sonho :-) Infelizmente neste momento da minha vida não dá, mas quem sabe um dia :-) O vinho de fato agrega pessoas, não podia concordar mais. Um abraço!

Anônimo disse...

Oi Luciana,parabéns pelo blog.Aprecio vinhos e como vc farei um curso de enologo,nõa para mudar de profissão(acho que não...)mas paar pelo menos entender da preciosidade que degusto....

Craren parabens pela coragem.
Boa sorte na nova profissão.

As mas maravilhosas recordações que tenho d aminha vida,todas elas ABSOLUTAMENTE todas,o vinho esteve presente.

Beijos meninas e excelente semana.

Marcia disse...

Lu
que interessantíssimo, maridão é que vai gostar. Fizemos aqui mais ou menos isto com vinagre. pois ganhamos uns vinhos que uma amiga bem de idade guardava em casa desde o século passado, da França, da Hungria. da Espanha, tintos e brancos alemães. Festa feita, fizemos vinagre do bom para os amigos que chegarem aqui.
Estou adorando CAIM, vale cada letra.
beijo

Susi disse...

Luciana,nao consigo entender nada sobre vinhos,queria me esforço, tento tomo vinho mas nao vinga,o coitado do sommelier (do supermercado que frequento)quando me encontra deve querer fugir, todas as vezes faço as mesmas perguntas e ele me da uma aula que eu esqueòo 5 minutos depois., é muita coisa.Tenho a maior admiraçao por voces entendedores.
Bom, vou procurar uma receita de bolo..
bjks

Iliane disse...

Lú eu sou apaixonda por vinho!!mas..devo confessar que entendo muito pouco!e..acho o maximo que entende do assunto!!sou pessima enologa!mas..amo o sabor de vinhos!deixa eu ti falar sobre o assunto do bolo no meu blog..o abacaxi é a fruta mesmo..e o caldinho que sobra vem dele!é só um pedaço..tipo 2 fatias que tinha na geladeira!!ficou delicioso mesmo amiga..eu amei..bjus..li