sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Pilaf de frango do livro indiano novo

Por Luciana Betenson


No ano passado saiu no suplemento Paladar do Estadão a recomendação do livro de culinária indiana Curries made simple. O que me atraiu no livro foi justamente a ideia da cozinha indiana, com a qual não tenho familiaridade, feita simples de entender. Comprei o livro através da Santa Amazon e não me arrependi! A autora, Tasnim Kausar Hussain, começa indicando todos os temperos que serão usados no livro, com fotos ilustrativas. Segue com receitas com instruções diretas e simples, todas fotografadas, ‘very user friendly’ mesmo.

Resolvi começar por um prato relativamente simples (o 'feijão com arroz' indiano) para não errar a mão e agradar o público em casa. O escolhido foi o pilaf de frango. Ficou muito bom! Minha estratégia foi não ‘pesar a mão’ com relação aos temperos utilizados. Aos poucos, vou ficando mais ousada. Agora, deu vontade de cozinhar mais ‘indiano’, me aguardem!

Pilaf de frango



2 peitos de frango cortados em cubos
150 g de cebola bem picadinha
400 g de arroz basmati
2 col (chá) de gharam masala
2 col (chá) de sal
½ col (chá) de gengibre fresco amassado
½ col (chá) de alho amassado
¼ col (chá) de chilli em pó
20 ml de óleo de girassol
900 ml de água fervente

Lave o arroz basmati até a água ficar clara e deixe-o de molho em água limpa por cerca de meia hora. Escorra e reserve. Coloque a cebola, o óleo e o sal numa panela larga e refogue até a cebola ficar macia. Se precisar junte um pouquinho de água para a cebola não grudar. Acrescente o alho, o gengibre, o chilli e o gharam masala e continue fritando até a cebola escurecer, ficando marrom mesmo. Junte os cubos de frango e refogue até que o frango ficar cozido (cerca de 10 minutos). Junte o arroz basmati escorrido e acrescente a água fervente. Dê duas ou três mexidas só para o arroz se misturar ao frango e abaixe o fogo para o mínimo. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo e sirva.

Dá para fazer este pilaf com carne de cordeiro ou só com vegetais. No caso do cordeiro, que demora mais que o frango para cozinhar, a receita recomenda deixar 15 minutos ao invés de 10 e acrescentar cerca de 300 ml de água e cozinhar até o cordeiro ficar macio antes de colocar o arroz. Para os vegetais, utilizar 500 g de vegetais e grãos pré-cozidos (batata, ervilha, grão-de-bico, cenoura, vagem, etc.) e fazer a receita da mesma forma que a de frango.

5 comentários:

ameixa seca disse...

Para começar convém ir habituando o paladar aos poucos, né? Ficou com bom aspecto :)
Feliz ano novo!

Tati - Panelaterapia disse...

Eu tenho muita vontade de conhecer melhor a culinária indiana. Acho que vou gostar. Essa receita mesmo acho que deve ser uma delícia!
Mas não sei se meu inglês dá conta do livro...
Feliz ano novo!!!

Bjs

Iliane disse...

delicia amiga..adoro a cozinha indiana..amei..bjus e otimo começo de ano!

Mari disse...

Querida, eu adoro comida indiana!! Tem um restaurante indiano aqui em Sampa (Govinda), que meus pais me levavam em pequena e eu sempre gostei muito... bateu saudade! rs
Esse pilaf ficou lindo, lindo..
Feliz ano novo para vc e toda família!! Bjão para ti, Mike e as crianças.
E, se Deus quiser, nos vemos no chá de bebe do Alberto no mês que vem!! :)

Mari

Anônimo disse...

Ainda não jantei e esse pilaf me deu uma fome...
bjs
Paula