terça-feira, 10 de março de 2009

Chicken Pot Pie (ou, tradução livre...Torta de Frango Enformada!)

Esta é mais uma colaboração da nossa queridíssima leitora Stephanie Rosenberg, que mora em New Jersey, nos EUA. A Stephanie cozinha de acordo com os preceitos kasher (em hebraico כשרות, "pureza") que é o nome dado ao conjunto de leis dietéticas do judaísmo, ou seja, é a maneira "legítima, genuína e autêntica" de cozinhar dentro desta religião.

Estava eu aqui lendo a revista semanal que recebo e vi esta receita elaborada pela Brynie Greisman, uma super cozinheira kasher. Na verdade, o que faz a comida ser kasher é o modo como é preparada (não se misturando carne com leite e seguindo outros preceitos bíblicos), bem como utilizando produtos kasher, ou seja, feitos já na fábrica seguindo certas normas religiosas. Portanto, mesmo a receita sendo kasher, não quer dizer que quem não seja kasher não possa fazer! Eu mesma uso receitas que não são kasher e adapto (incluindo as deste blog querido!), usando produtos kasher. Enfim, resolvi tentar e o resultado foi ótimo!

Aqui em Lakewood, NJ, está super frio, então foi uma delícia comer esta torta assim que saiu do forno, bem quentinha, acompanhada de arroz branco e uma salada de tomates, pepinos, pimentões vermelhos e cenouras feita pela minha filha querida, Yocheved, que tem 7 anos e adora ajudar na cozinha.

Espero que curtam!

Chicken Pot Pie (ou Torta de Frango Enformada)




massa

1 xíc (chá) de margarina ou ¾ de xíc (chá) de óleo (prefiro usar óleo sempre que possível, já que é mais saudável)
3 xíc (chá) de farinha de trigo
2/3 de xíc (chá) de água
2 col (sopa) de açúcar

Misturar todos os ingredientes (com a mão mesmo) e colocar num saco plástico na geladeira, por uma hora no mínimo. Vejam bem, trata-se de bastante massa, suficiente para duas tortas. A massa congela super bem, o que é ótimo, porque nada como ter massa congelada e pronta para usar a qualquer hora! Outra idéia é dobrar a quantidade do recheio e fazer duas tortas (foi o que eu fiz). Pode-se congelar a torta já pronta.

recheio

2 col (sopa) de óleo para refogar
1 ou 2 cebolas picadas
1 pimentão verde picado
225 g de cogumelos frescos fatiados (usem cogumelo em lata como última saída! Fica muito mais saboroso com cogumelos frescos!)
350 g de ervilhas
350 g (aproximadamente) de frango cozido picado (vale usar sobras de frango!)
1 ou 2 ovos
1 ½ col (sopa) de maionese
1 ½ col (sopa) de ketchup
1 ½ col (sopa) de sopa instantânea de cebola ou de cogumelos
½ xíc (chá) de cereal de arroz (ex. Rice Krispies da Kelloggs... se quiser, use qualquer outro cereal sem açúcar, como aveia em flocos, por exemplo)
¾ xíc (chá) de Corn Flakes Crumbs (nos EUA já vem pronto, é uma “farofa” de corn flakes moídos, aqui no Brasil você pode fazê-los batendo os corn flakes no liquidificador ou então usando farinha de rosca mesmo)
¼ de xíc (chá) de leite de soja (como eu sigo o preceito bíblico de não misturar carne com leite, uso o leite de soja, mas você pode usar outro leite)
sal e pimenta a gosto

Refogar a cebola e o pimentão no óleo por alguns minutos. Adicionar os cogumelos e refogar por mais 5 minutos. Adicionar as ervilhas e o frango e mexer até que tudo esteja bem misturado. Desligar o fogo e adicionar o restante dos ingredientes e misturar bem. Caso necessário, adicionar mais leite de soja (eu adicionei, pra ficar mais cremoso).

Aquecer o forno a 180 graus. Dividir a massa em dois e abrir com um rolo. Apertar a massa no fundo e laterais de uma forma refratária (bom, eu aqui nos States usei forma descartável de alumínio mesmo..). Assar por 5 minutos. Colocar o recheio e cobrir com o restante da massa. Pincelar a massa com gema de ovo e colocar semente de gergelim por cima (opcional). Assar por 35-45 minutos (eu assei por quase uma hora).

Divirtam-se e bom apetite!

Beijos,
Stephanie

8 comentários:

Unknown disse...

Luciana,divirtam-se a comer amiga,esta bastante convidativa,esta com um optimo aspecto e deixar-me com água na boca logo agora que ainda falta para ir almoçar,bjs doces Alexis.

ameixa seca disse...

Que bela torta, deve ficar muito boa :) Óptima para aproveitar sobras de frango :)

Unknown disse...

Meninas, essa torta esta linda.
Adorooo torta, pq é versátil.
Bjs

Vivian disse...

Lu, eu desconhecia esse tipo de culinária !!

bjks

Claudia Lima disse...

Ficou muito boa!
Bjs :)

Anônimo disse...

Parece muito bom! Adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça por lá e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira

Gina disse...

A minha aceito com o gergelim, porque dá um sabor especial.
Fiz o ratatouille e a quiche e publiquei hoje. A família e os amigos adoraram.
Bjs.

Cris disse...

Adoro chicken pot pie e novas receitas me encantam... sempre me lembra de uma amiga americana que sempre que eu visitava ela já sabia o que fazer para o jantar. É que minhas visitas são espaçadas, tipo a cada 4, 6 anos, hehehe.