sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Risoto de funghi (ainda) para o meu aniversário

Por Luciana Betenson

No dia do meu aniversário resolvi fazer um jantar gostoso em casa mesmo ao invés de sair para comemorar. Plena segundona, difícil achar um lugar aberto, e meus pais tinham vindo de São Paulo neste mesmo dia e estavam cansados. Era só a família mesmo, já tinha cantado parabéns com o bolo de pistache com as amigas de Ribeirão Preto e o almoço das amigas de Araraquara seria só na quarta-feira seguinte.

Assim, fiz um risoto de funghi com filé mignon e uma saladinha verde para acompanhar. Para a sobremesa, escolhi a minha predileta: marrom glacê (comprado da mãe da Carmo, divino!). Tomamos um vinho tinto delicioso e a noite foi ótima.

Bom, estou contando tudo isto para falar do risoto de funghi. Este risoto fica uma coooooisa de bom.... é uma das minhas especialidades. Dá super certo. Passo a vocês a receita e recomendo que façam pois agrada todo mundo!

Risoto de Funghi


2 xíc. chá de arroz arbóreo
1 cebola média picada
50 g. de funghi porcini italiano
1 xíc. de vinho branco
1,5 l. de caldo de carne
4 col. sopa rasas de manteiga
4 col. sopa rasas de queijo ralado

Deixar o funghi de molho por mais ou menos 1 hora. Refogar a cebola na metade da manteiga (2 col. sopa), juntar o funghi e refogar mais um minuto. Acrescentar o arroz arbóreo e refogar por mais dois minutos. Juntar o vinho e mexer até evaporar. Juntar um terço do caldo e mexer até evaporar. Juntar o restante do caldo aos poucos até o arroz ficar cozido, mexendo sempre. Quando atingir a consistência, juntar o restante da manteiga e o queijo ralado. Desligar e servir.

5 comentários:

Unknown disse...

Amiga, risoto é tudo de bom, pena que uma pessoa que divide a cama comigo, não gosta de funghi.
haha

ameixa seca disse...

Eu adoro cogumelos, só posso dizer que ia adorar comer este risoto :)

Laurinha disse...

Eu sei, eu sei, a hora não permite. (será???...) mas eu adoraria um pratinho.... adoro funghi, e assim, neste risotto, aiai, tudo de bom!
Beijinhos

Vivian disse...

hum, só pela foto dá pra perceber que ficou do jeitinho que eu gosto !!

bjks

Cininha disse...

Olá Luciana
Olha que engraçado, vim para lhe responder das natas e fico a saber que você é de ribeirão e fala em araraquara :-) se tudo correr bem vou ai visitar um amigo daí em maio hehe
Que belo risoto, nunca fiz, mas já comprei o pacotinho próprio para experimentar.
Ah as natas!!os pacotes tem 200ml e penso que é o mesmo que creme de leite!!
bjinhos