sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Restaurantes Maní e Arturito em SP... hummm!

Por Luciana Betenson


Bom... nesta época de festas e férias tenho cozinhado pouco, mas batido perna muito :)

Assim, hoje, ao invés de postar receitas, queria falar um pouco de dois lugares deliciosos onde estive em São Paulo recentemente.

O primeiro deles é o Arturito, que fica em Pinheiros. A chef no comando lá é a Paola Carosella, responsável pelo antigo Julia Cocina, um restaurante que deixou saudades.

As resenhas de restaurantes da internet me contam que, apesar da Paola ter trabalhado com pesos pesados da gastronomia internacional – e diferentemente de outros chefs de cozinha – ela prefere o básico às misturas exóticas e tecnológicas. De fato. Nas duas vezes em que estive no Arturito, dá para perceber que a escolha de bons ingredientes é uma prioridade, mas os pratos são feitos de forma tradicional como por exemplo assados no forno à lenha, mas ainda assim de forma criativa.

Bom, vamos ao que interessa :)

Pedimos entradinhas para começar. As lulas crocantes, assadas no forno à lenha, são de comer de joelhos!!! Têm uma farofinha bem temperada por cima que dá aquele ar “saudável” e um sabor e textura incríveis. Vêm com um "molhinho" de alho e ervas para acompanhar.








Também estavam um arraso as abobrinhas assadas no forno à lenha com queijo de cabra, azeite de oliva extravirgem e aceto balsâmico de 10 anos.

Como prato principal, na primeira visita pedi o polvo espanhol com pimentón de Múrcia e batatas aos murros. Ma-ra-vi-lho-so!!










Da segunda vez, como o polvo foi tirado do cardápio por estar em época de reprodução, pedi um farroto com funghi porcini, aspargos e Parmigiano Reggiano riserva. O farroto é um “risoto” do grão farro, que para mim foi uma total novidade! Também ótimo.

As sobremesas são gostosas, mas uma em especial chamou a atenção. Não dei muita bola para ela e pedi outra que estava no cardápio, mas filando do vizinho :) descobri esta deliciosa: brioche french toast, molhada num creme de Cointreau, dourada com açúcar, servida quente com mascarpone e pêssegos frescos. Uma coooisa!!! :) Pena que não tem foto porque nesta hora eu nem lembrava mais que existia máquina fotográfica...

De resto, o lugar é gostoso, o serviço atencioso e a carta de vinhos bem completa.

O outro lugar bem legal onde fui é o Maní, nos Jardins. Sou freguesa :) Mas a proposta é um pouco diferente: criatividade, bons ingredientes, mas com algumas experiências exóticas e tecnológicas :)

O Maní, assim como outros bons restaurante em São Paulo (o Due Cuocchi, por exemplo), seguiu um exemplo de Nova York e tem menus de almoço onde você pode experimentar as delícias da casa por um preço bem menor do que gastaria à noite em um jantar formal e completo. Taí uma boa dica para quem orçamento mais curto.

Lugar bem gostosinho para almoçar, onde dá para ficar horas batendo papo com as amigas que quase nunca vejo durante o ano. Os chefs aqui são o Daniel Redondo e a Helena Rizzo, com super experiência nacional e internacional, que dividem a cozinha e curiosamente também são casados (até onde eu sei...)!

Bom, vamos à vaca fria... :) No couvert vem um pão grandão, “chato”, mas feito de biscoito de polvilho. Uma delícia viciante. A gente vai quebrando e comendo (no meu caso se entupindo com) os pedaços.





Em seguida, pedi um risoto de cevadinha com cubinhos de verdura e ar de levedura (deu para perceber que eu goooosto de risoto não?). Muito gostoso. Mas a sobremesa foi campeã!! Pedimos “o ovo”, que é um sorvete de gemada com espuma de coco em volta e coquinhos crocantes por baixo. É linda!! Um “ovo” perfeito mesmo, como vocês podem ver na foto. Os pedacinhos de coco crocantes estão embaixo da “gema”. Uma surpresa delícia.




Bom, agora voltamos ao regime. Beijos!! :)

7 comentários:

Rosangela Neri disse...

Quando eu for em SP saberei exatamente onde ir... obrigada pela dica!!!
Beijinhos de bom fim de semana!

ameixa seca disse...

Uma refeição de encher as vistas e a barriga :) Adorei as entradas!

Unknown disse...

Amiga,

amei esse restaurante, amo forno a lenha, acho tudo de bom!
Arrasou hein?!
Bjss

Mari disse...

Lu querida, como sempre vc arrasou no post! Adoro ir a restaurantes (pena que não é sempre que o dindin permite), e esses dois que você mencionou, parecem maravilhosos... não os conheço, mas quem sabe este ano não passo a conhecer? =D
Super beijo,

Mari

Gina disse...

Esse ovo ficou bem criativo mesmo, adorei. E o polvo, minha nossa! Bom, na verdade, parece tudo maravilhoso.
Bjs.

Luciana B. disse...

Rosangela, Ameixa, Nana, Mari e Gina... obrigada amigas!! :)

Letícia disse...

Lú, que delícia de post!!! Deu água na boca, principalmente este farroto, devia estar muito bom. Deixei um selinho prá vc no blog. Bjos.