sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Pasta integrale con sugo rosso e pesto con noci brasiliane

Por Adriana Haddad

Como já havia prometido, eis minha pasta integrale para o desafio do nosso blog Quattro Ragazze nella Cucina Italiana.


Pasta integrale con sugo rosso e pesto con noci brasiliane


Na verdade não existe nenhum segredo para fazer a massa de macarrão integral, basta mudar as farinhas respeitando-se as medidas que são simplesmente “perfeitas”. Escolhi para acompanhar minha pasta os dois molhos mais simples que existem, feitos à moda italiana, com ótimos ingredientes, escolhidos com um olhômetro que erra pouco! O pesto foi feito com manjericão fresquíssimo da minha mini-horta e os pinoli foram substituídos por castanhas do pará.

MASSA

300g de semolina de grano durum - 300g de farinha de trigo integral - 6 ovos

Coloque em uma tigela as farinhas e faça um furo no meio. Adicione os ovos e amasse bem, quando sentir que a consistência da massa já está boa para abrir você pode deixá-la descansar um pouco na geladeira (eu não fiz isso hoje, mas acho que fica com mais elasticidade depois de meia horinha).


PESTO

1 xíc (chá) de manjericão - 1/2 xíc (chá) de castanhas do pará - 1 xíc (chá) de azeite de oliva extra-virgem - 1 dente de alho - 1 xíc (chá) de queijo parmesão ralado – sal a gosto

Bata todos ingredientes no liquidificador e ajuste o sal.


SUGO ROSSO

1 kg de tomates firmes e maduros - 2 dentes de alho - sal grosso a gosto - azeite de oliva extra-virgem a gosto

Coloque os dentes de alho espremidos em uma panelinha e refogue-os em uma colher de sopa de azeite. Antes do alho dourar, acrescente os tomates descascados e deixe apurar em fogo baixíssimo por aproximadamente uma hora, mexendo de vez em quando. Quando sentir que o molho engrossou, apague o fogo e coloque azeite de oliva extra-virgem.


4 comentários:

Valeria disse...

Nunca provei pasta integrale!!
Já anotei tudinho!!
Grazie
Ciao!!

Téia disse...

Lu, arrasou, que deliciosa mistura. Nunca fiz massa caseira, vou me inspirar em você e tentar. Bj querida.

Luciana B. disse...

Oi Téia querida, na verdade eu postei mas a minha parte é só a tecnologia, a pasta integrale é da Dri!! Tenta que não é dífícil!! Beijinhos
Lu

Luciana B. disse...

Oi Valeria! Faz sim porque é gostoso e saudável!
Um beijo