segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Dicas básicas para se dar bem na cozinha

Por Cozinheiro 171



O Cozinheiro 171, nascido em uma família onde cozinhar sempre foi tradição, desvenda os segredos da culinária para os homens que querem fazer boa figura à mesa.




Na verdade esse artigo deveria ser o primeiro da série, já que ele lida com conceitos básicos da culinária.

A grande maioria dos “conselhos” abaixo ou são de domínio público, ou são nada mais que bom senso.

Após o artigo o mundo vai estar dividido em dois: deve ter uma turma, a dos que se estreparam com as últimas receitas, querendo me matar, enquanto a outra metade, a dos que tem um pouco mais de noção das coisas básicas da vida, vai pular para os artigos das páginas abaixo. Em outras palavras consegui, em apenas um parágrafo, perder todos meus leitores.

Bom, mas vamos lá:

Primeira regra: “Sempre teste a receita antes sozinho, ou com alguém próximo e principalmente sincero”.

Portanto mãe* não vale. A idéia é bastante simples e auto-explicativa, mas de qualquer maneira, segue a base da teoria: é muito provável que você vai utilizar essas “gotas de sabedoria” para impressionar alguma garota. Portanto, para que você atinja o seu “objetivo maior”, você quer que tudo dê certo, não? Então não tem jeito vai ter que ralar antes....

Segunda regra: “O sucesso de uma receita depende em sua grande maioria da qualidade dos ingredientes.”

Meio óbvio, não? Se você acha que não, tenta comer um prato de macarrão com molho de tomate pronto com um Grana Padano ralado na hora, e com um desses “queijos em pó” que temos no nosso mercado. A diferença é ululante. E não adianta insistir: nessa hora o poder econômico fala mais alto, ou seja, qualidade custa, na maioria das vezes. Depois com o tempo, você aprende a economizar com qualidade. Mãe, nessas horas, costuma ajudar.*

Terceira regra: “Tempero, principalmente sal, é que nem inocência: é melhor pecar por falta do que por excesso”.

Portanto, se você ainda não pegou a mão, vai com calma.

*Se você é psicólogo e notou duas referências à progenitora neste artigo, não estranhe, por que é uma família italiana, e não um caso de complexo de Édipo mal resolvido. Aliás não sei porque estou explicando, “sono cazzi miei”... !!

2 comentários:

ameixa seca disse...

Pois é... mas mãe é mesmo assim, ajuda sempre :)
São os 3 mandamentos de um bom cozinheiro!

Unknown disse...

kkk adorei o post do seu 171 kkk
bjs querida e bom final de semana