segunda-feira, 2 de junho de 2008

Orecchiette con pomodorini e rucola

Por Adriana Haddad

A aula da semana passada foi show! Presença recorde de 10 alunas, a aula aconteceu no Espaço Gastronômico Nigro, gentilmente cedido pela Tetê e pelo Neto.



A mesa foi enfeitada pelas meninas da Casamaria, que arrasaram na decoração, como vocês podem ver pelas fotos।



Para o menu do dia eu escolhi: de entrada, tapenade de azeitonas verdes com focaccia integral com alecrim, como prato principal orecchiette con pomodorini e rucola e de sobremesa torta de coco e maracujá।

Não sei por qual motivo, procurei orecchiette por toda Araraquara e não encontrei, pedi para a Lu que me trouxesse de Ribeirão Preto e... também não tinha. Então comprei uma pasta com formato de “molinhas” que, segundo um amigo meu italiano super gourmet, ficou melhor do que com os orecchiette. Orecchiette em italiano quer dizer orelhinhas e a massa tem esse nome por ter este formato... é uma massa típica da região da Puglia,que fica exatamente no salto da Bota (Itália), e originalmente só era fabricada lá.
Tinha visto tomatinhos cereja lindos pelas quitandas e comecei a procurar alguma receita que levasse os tomatinhos de uma maneira mais especial do que somente jogados sobre a pasta, e encontrei essa que ficou di-vi-na!
Orecchiette con pomodorini e rucola


300g de pasta orecchiette – 15 tomatinhos cereja – mix de farinha de rosca, parmesão, sal e pimenta – 1 maço de rúcula cortada grosseiramente – azeite de oliva extra virgem – 1 dente de alho – manjericão fresco

Misturar em partes iguais a farinha de rosca e o parmesão ralado, temperar com sal e pimenta para fazer o mix. Corte os tomatinhos em duas partes, retire com uma colherinha a polpa e as sementinhas e separe-as em uma tigela. Recheie as metades com o mix de farinha de rosca, parmesão, sal e pimenta, jogue um fio de azeite e leve ao forno por uns 30 minutos. Ponha para cozinhar a massa e a rúcula picada na mesma panela. Enquanto isto, coloque o alho em uma frigideira com azeite, jogue a polpa e as sementinhas de tomate e deixe fritar tudo junto. Assim que tirar os tomatinhos do forno, junte-os nessa frigideira, separando alguns para enfeitar. Escorra a massa, jogue sobre ela os tomatinhos com a misturinha da frigideira, azeite a gosto e misture bem. Jogue sobre a massa o manjericão fresco, queijo parmesão ralado e enfeite com os tomatinhos que sobraram.

Os tomatinhos assados ficam crocantes por causa da farinha de rosca, e misturados à massa, à rúcula e ao manjericão, ficam com um sabor super mediterrâneo... especial, simples e genuíno... como a maioria dos pratos italianos. Sou fã incondicional, por isto suspeita, mas recomendo...provem!!

Nenhum comentário: