sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Um aniversário à indiana

Por Adriana Haddad




Enquanto estava na Espanha, principalmente em Barcelona, olhei bastante lojas de coisas para casa, são e sempre foram (depois dos supermercados ) as lojas mais atrativas para mim. Realmente amo. Comprei mesmo sem ter certeza do tamanho da minha mesa uma toalha escura de tecido adamascado, que na hora já imaginei alguma coisa indiana sobre ela... mas a coloquei no fundo da mala e esqueci completamente.

Chegando em Paris, comecei a olhar novamente lojas de decoração e encontrei alguns castiçais lindos indianos que se casariam muito bem com a toalha... e o ponto alto das compras foi um livro, " BOLLYFOOD! La cuisine indienne de Marie-Laure Tombini”, que eu imediatamente comprei na Virgin Records.

Disto tudo surgiu a idéia de um almoço indiano de aniversário. Do livro tirei algumas receitas. O resto foi tudo de improviso... Às 12 hs fui ver como seria a decoração e os convidados chegariam as 13hs :)))

Mas no fim ficou simples, despretensioso e gostoso... confiram.

Tanto esse arroz Pullao como o Dal são clássicos da culinária indiana e já os tinha experimentado nos restaurantes indianos que sempre freqüentei. Essa minha paixão vem desde os anos 80, quando ia ao Govinda em SP, passando por vários (e baratésimos) restaurantes quando estudei em Londres e finalmente por vários e deliciosos em Paris. Posso citar e recomendar o Lal Qila (80, ave Emile Zola - metrê Charles Michels).




PULLAO
(arroz com cravo, louro e manteiga)

2 xíc (chá) de arroz agulhinha - 4 xíc (chá) de água fervente - 100g de ghee (manteiga clarificada) - 1 canela em pau - 1 folha de louro - 4 cravos da índia – ½ col (café) de grãos de pimenta-do-reino – sal a gosto

Esquente na panela a ghee, o louro, os cravos, a canela e a pimenta do reino. Frite por alguns segundos e acrescente o arroz, sal e a água fervente até mais ou menos 1 cm acima do arroz. Mexa com uma colher de pau e tampe. Deixe cozinhar por uns 10 minutos, olhando sempre se o arroz está macio, se ainda estiver durinho, coloque mais um pouco de água fervendo tomando cuidado para não sobrar água. Sirva quentinho.

DAL
(lentilhas com cominho e coentro)

1 col (café) de gengibre fresco ralado – 1 col (café) de coentro em grão – 1 col (café) de cominho em pó – 1 col (café) de pimenta-do-reino em grão – 1 col (sopa) de ghee – 200 g de lentilhas – 400 ml de água fervente – sal – algumas folhas de coentro fresco

Numa frigideira grande, frite as especiarias na ghee por um minuto. Junte as lentilhas, misture um pouco e adicione a água fervendo. Cubra e deixe cozinhar no fogo baixo por 20 minutos. Ajuste o sal. No momento de servir, salpique as folhas de coentro picadas grosseiramente sobre as lentilhas.








3 comentários:

Mari disse...

Dri, você arrasou com A maiúsculo nesse almoço!! Sou fãzoca de comida indiana, e amei as receitas.. a decoração também ficou maravilhosa... a Índia nos encanta de todas as formas, aiaiai
Bjãoo

Valeria disse...

Adriana que almoço exótico!!Muito bom gosto!!Tb sou fã de Pulao.Tem um aroma muito bom! Parabéns
Bjs

dri haddad disse...

oi queridas,estive viajando e porisso não agradecí aos comentarios de voces!!!
obrigada e um beijão...
a India é demais!!!