sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Salada em conserva (vintage!!) da Wilma Kovesi


Por Luciana Betenson

Acho que já contei que meu primeiro curso de culinária foi com a Wilma Kovesi (a própria!!). Eu devia ter uns 14 ou 15 anos. Eu e algumas amigas resolvemos nas férias fazer o curso para iniciantes, para ficarmos mais prendadas :) Hahahahahahaaaaa! Bom, eu já era apaixonada por comida e nesta época comecei a gostar muito de cozinhar.

A Wilma era uma figura impressionante. Excelente cozinheira e excelente professora, detalhista, séria, paciente. A única vez que a vi ficar brava foi quando resolvemos experimentar os pratos que tínhamos feito durante a aula antes de acabar a aula... :) Imaginem a adolescente gordinha e gulosa, nem pensamos e fomos de boca... :)

Enfim, até hoje olho e uso a apostila (uma pasta preta de papel cartão com aquele prendedor de alumínio, que você prende as folhas pelos furinhos... super vintage!!). As receitas são boas, tem dicas de cortes de carne, compras, etc. Muitas das receitas da apostila foram incluídas no livro da Wilma, “Receitas para todo dia e para os outros também”, que inclusive é uma das minhas “bíblias”.

Esta é um receita muito legal da apostila da Wilma. Fiz alguns Natais passados, este ano pediram novamente. É fresquinha, gostosa, serve de antepasto ou de salada. Espero que gostem!! :)

Salada em Conserva da Wilma Kovesi

2 berinjelas
3 cebolas
2 pimentões vermelhos e 1 verde (usei 2 amarelos e 1 vermelho)
azeite para dourar os legumes
100 g de uvas passas brancas
100 g de castanhas de caju
½ xíc (chá) de vinagre branco
½ xíc (chá) de azeite
2 col (chá) de sal
1 ½ col (chá) de açúcar (coloquei uma... bem rasa...)

Corte as berinjelas conservando a casca e deixe de molho em água com sal por aproximadamente 20 minutos. Corte o restante dos legumes também em cubos de 2 cm. Eu cortei os pimentões em tirinhas e tirei as sementes antes de usar. Escorra a berinjela. Em uma panela de fundo largo, esquente o azeite e doure, sem fritar, os pimentões, depois as cebolas, depois as berinjelas. Eu faço cada legume de uma vez, pois têm tempos de cozimento diferentes. Vou refogando “al dente” e reservando. Junte todos os legumes na panela e acrescente as passas, o vinagre, o sal e o açúcar. Pode juntar o azeite também nesta hora, eu prefiro colocar no final um bom azeite extravirgem e não deixá-lo cozinhar. Cozinhe em fogo baixo até tudo ficar cozido sem deixar amolecer. Tem que ficar um pouco crocante. Junte as castanhas de caju, o azeite se quiser e verifique o sal.

7 comentários:

Glau disse...

Gostei mto da história que vc contou...imagino que além de aprender mtas coisas novas, vc tbém se divertiu mto nestas aulas!

Um beijo, Glau

Unknown disse...

Amigaaaaaaaaaa
kkkkk que coisa feia, é culpa da mente gorda hehehe
Qualquer papel com ótimas dicas, estou guardando também, amoooo!
Essa salada esta me chamando hehe
bjs

Luciana B. disse...

Oi Glau, de fato era bem divertido... :)

Nana, hahahahahaaaaa! Mente gorda não tem jeito!! :))

BETO disse...

Lu, obrigado pela visita. Quer dizer que está de volta então??? E já volta detonando com essa salada deliciosa. Um beijo.

Vivian disse...

quer dizer q desde novinha já tinha bastante interesse nessa arte? muito legal

bjks

Anônimo disse...

Querida, a primeira vez que fiz este bolo de pistaches não saiu nada bom e aí você disse:" Sabe que tem gente que não tem mão boa para bolo?" Tive que tomar um lexotan... VCou tentar de novo, agora com as correções necessárias, um beijo para você!

Luciana B. disse...

Esta é a minha mãe... :)
Faça o bolo sim com as correções necessárias :)