sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Bolo de pistache da Agdá para o meu aniversário

Luciana Betenson

Esta semana comemorei meu aniversário.



Engraçado isto... cheguei aos “enta” e comecei o dia me lamentando ao telefone com cada pessoa que ligava, aquela coisa de “puxa, tô ficando velha, que horror...” Quarenta anos é tão esquisito... pela primeira vez na vida me senti velha, mesmo.

Aí recebi a ligação da Nádia, minha amiga super querida, que já começou assim: “- Que legal, Lu, você fez 40 anos!!” E eu: “- Nádia, o que tem para comemorar nesta idade?” E ela (que já fez 40 também!) respondeu: “- Ai Lu, claro que tem!! Você conquistou tantas coisas, tem uma família linda, é tão feliz... acho que vamos chegar nos 50 e vamos estar felizes do mesmo jeito!! Não importa a idade...” Foi aí que eu me toquei... e pensei... de fato, só tenho o que comemorar... chego aos 40 feliz e realizada! :)

Queria fazer meu próprio bolo e há muito estava com desejo de comer bolo de pistaches. Por que pistache?? Sei lá!! Eu adoro, amo, venero pistaches...

Escolhi uma receita da Agdá, cujo blog sempre visito e tem coisas deliciosas. A cobertura do bolo peguei do blog da Valentina, o Trem Bom, onde tem um bolo lindo de pistaches e amêndoas. Escolhi o bolo da Agdá porque queria os pistaches puros, sem concorrência!!

Não foi fácil achar pistaches sem sal. Só achei em São Paulo e mesmo assim já descascado, custou caro à beça, só mesmo aniversário para valer... :)

O bolo ficou DI-VI-NO... Depois do parabéns o bolo foi devorado, não chegou ao dia seguinte... o que dificilmente acontece aqui em casa.

Está aí para vocês provarem um pedacinho :)



Bolo de pistaches da Agdá

230 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
350 g de açúcar
5 ovos
170 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 xíc (chá) de pistaches moídos (levar ao forno (180º C) por 10 minutos e moer depois de frios)
1 col (sopa) de extrato de baunilha (pus 1 col de sobremesa)
1 xíc (chá) de pistaches quebrados grosseiramente (usei o “pulsar” do liquidificador)

Preaqueça o forno 160° C. Unte bem uma forma redonda média ou duas de bolo inglês e polvilhe com farinha de trigo. Reserve. Bata a manteiga e o açúcar por cerca de 10 minutos até formar um creme esbranquiçado e leve. Adicione os primeiros quatro ovos, um de cada vez, batendo bem depois de cada adição. Ponha a baunilha e continue batendo. Agora, pare de bater. Acrescente a farinha peneirada, o sal e os pistaches moídos. Mexa até a farinha desaparecer. Junte o último ovo e misture só para incorporar. Por último junte os pistaches inteiros (ou quebrados). Coloque na(s) forma(s) preparada(s). Leve ao forno por 1 hora ou até dourar bem. Aguarde 10 min para desenformar.

Cobertura de pistaches do Trem Bom

200 g de açúcar de confeiteiro
4 col (sopa) de suco de limão
alguns pistaches quebrados para enfeitar

Misturar tudo e levar ao fogo só para amolecer um pouquinho e ficar mais fácil de jogar sobre o bolo. Não é necessário esquentar.

20 comentários:

Mari disse...

Lu minha linda, parabéns pelos seus 40 anos!! Que você continue eternamente realizada e feliz, e que se conserve essa pessoa maravilhosa e doce que tive o privilégio de me tornar amiga!!!
Você merece um bolinho do jeitinho que queria, amiga... e ahhh, como ficou lindo!! Babei de montão aqui... hehehehhe... o pistache é carinho mesmo (quando quero comprar sem sal, compro aqui em SP mesmo, na Central do Sabor, Rua Paula Souza), mas tudo que o leva fica especial, não fica? Certa vez, comi numa ceia que minha mãe comprou pronta, uma charlotte de frutas vermelhas com molho de pistache... morro de vontade de reproduzir, de alguma forma, essa receita, pois foi um dos melhores doces que já comi na vida...
risos... amadinha, me manda teu endereço por email? Gostaria de te mandar uma lembrancinha... =D
Beijo grande,

Mari

Anônimo disse...

Luciana Parabens!!!!!! Muita paz, e muita saude, e sobretudo muitos momentos felizes na cozinha, com tua familia e amigos! Eu tambem vou estar fazendo 40 esse ano e entendo o que voce sente..:) Um bj grande, Flavia

ameixa seca disse...

Foi dia 26 né? Eu fui ver ao Orkut e depois esqueci! Aiii, muitos parabéns atrasados :) Eu não te daria 40 anos nunca na vida! Pareces muito mais jovem! Esse bolinho devia estar fantástico :)
Como dizemos aqui: "Aos 40 ou vai ou arrebenta" he he

Unknown disse...

Já te dei os parabéns, agora que saiu dos 30, abriu espaço para eu ocupar a vaga amiga, espero que os meus 30 consiga tudo que você conseguiu hehehe
Me fale quando fizer 40, como foi viu.
Ai gente, que sensação estranha né?!
kkkk
Parabéns amiga Lu, tudo de bom para ti e eu não daria 40 anos para vc não viu, daria 35 anos!
Está tudo em pé ai :o)
Agora, guardou uma fatia do bolinho?!
Bjs

dri haddad disse...

lu!!!
parabéns pelo seu bolo,está lindo e tenho certeza absoluta que delicioso,mesmo não tendo tido o prazer de prová-lo..
mas não estou absolutamente de acordo com seus pensamentos em relação aos "enta"...eu me sinto sempre melhor no frescor dos meus 45 e já estou me imaginando ainda mais poderosa com 50:)))
não vejo a hora de festejar com dj,comilança e muita "chmpa"..eu amo ser "corôa" acho que enxergamos a vida muito melhor com mais pratica e sabedoria..
...tente pensar nisso...i love you :o)))

Luciana B. disse...

Oi lindinhas, obrigada pelo carinho!! :) Um beijo!

Claudia Lima disse...

Felicidades pelo seu aniversário e pelo seu sucesso!
Eu tenho 43 e ainda não fiz nada do que desejo. Será que vou viver até os 100 para ter uma chance tb? Não sei, vamos ver.
Bolo de Pistaches é diferente, nunca provei.
Parabéns!
Bjs :)

Téia disse...

Lindona, 40??? Uhuuu...Olha te desejo muitas felicidades, muita saúde, realizações, alegria e mais 40 pela frente, no mínimo. Depois dos 40, é seguinte, divirta-se e seja feliz. Também faço 40 este ano. Sinta-se acompanhada. Seu bolo ficou lindo demais, a altura da data, também, com estas três feras juntas, só poderia dar neste espetáculo. Parabéns e bj grande.

AndreaDomingas disse...

Oi Luciana!
Bom que eu arrumei um tempinho para vir lhe visitar e assim poder desejar-lhe muitos anos de vida, saúde e prosperidade! Fez 40 anos? Tá novinha ainda! :)

Bjs

Vivian disse...

Sua amiga está coberta de razao. Nao existe idade, existe felicidade !!!!!
Muitas felicidades e muitos anos de vida !!! Parabéns pelo seu aniversário !!!!

bjks

Laurinha disse...

Ainda dá tempo para eu dar os parabéns???
Dá?

Então, super parabéns, tudo de bom, super felidades, muita saúde, paz, amor e sucesso!

E

Quero uma fatia tá! Divino!

Agota, vou zanzar para ver o que você andou aprontando...

Beijinhos

Luciana B. disse...

Claudia, Téia, Andrea, Vivian e Laurinha... obrigada!! :)

Depois de colocar este post, fui assistir ao filme "O Curioso Caso de Benjamin Button" e há tantas outras coisas a serem faladas... A verdade é que podemos realizar o que sonhamos, não importa a idade, e que com o envelhecimento vêm as conquistas, sejam elas o reconhecimento profissional ou simplesmente ver os filhos crescerem, ver os netos... entre infinitas outras coisas. Um beijão para vocês!!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Eu sei que já venho com atraso, mas mesmo assim: PARABÉNS!!!!

Não há nada mais fantástico do que saber encarar cada ano como uma conquista e uma vitória!...
O seu bolo ficou lindo e deve ficar super húmido com o pistacho!

Que a data seja querida,
Parabéns a você...!

Beijo

Valeria disse...

Luciana Parabéns pelos entrada aos enta!!Muitas felicidades!!
e parabéns tb pelo Bolo ....com uma colaboração dessas só pode ter ficado muito bom!!
Bjs

Luciana B. disse...

Leonor e Valeria, obrigada :)

Marcia disse...

Parabéns, tudo de muito bom sempre na sua vida é o que desejo.

Que belo bolo! Gostaria de experimentar
Obrigada pela visista no Idéias, só que não sou Claudia, sou Marcia, rsssss.
bjs

Unknown disse...

Um pouco atrasados mas os meus parabens também e parabens pelo blog,que coisas gostosas,bjs Alexis

Agdah disse...

E como que é vivo sempre aparece, cá estou eu. Que bom que vc gostou e parabéns atrasado pelo aniversário. Eu tenho que preparar esse bolo outra vez. Meu marido vive pedindo.

Cris disse...

Lu, parabéns!!! Que seja esta uma idade muito sábia para você! É que também entro nela este ano... ;-)

dannah5 disse...

Eu fiz esse com amendoim, ficou uma delicia!!!

beijocas