sábado, 25 de outubro de 2008

O bolo “diet” da tia Carmo

Por Adriana Haddad





Em 1989 eu já tinha fixação por emagrecer, por coisas saudáveis, por grãos e coisinhas marrons (arroz integral, açúcar mascavo, fibras etc). Foi quando em uma conversa jogada fora na Ilha das Palmeiras, em Angra dos Reis, a tia Carmo me deu essa receita, que como quase todas que vêm para as minhas mãos foi modificada tantas vezes que eu só me lembrei da receita original ao me deparar com meu velho caderno de receitas...!

O intitulado por ela como “BOLO DIET” – na verdade um bolo light e nutritivo, com muitas fibras – se tornou obrigatório em casa e é excelente, pois permite uma infinidade de variações e todas muito boas... aí vai:

Bolo “Diet”

2 claras em neve - 1 xíc (chá) de iogurte desnatado - 1/2 xíc (chá) de mel - 2 col (sopa) de óleo - 2 col de licor (de sua preferência,eu usei de framboesa) - 2 xíc (chá) de farinha de aveia - 1/2 xíc (chá) de açúcar mascavo - 1 col (sopa) de fermento em pó - 1 xíc (chá) de nozes picadas grosseiramente (podem ser acrescentadas ou substituídas por qualquer outra "nut") - 1 xíc (chá) de tâmaras picadas grosseiramente (podem ser substituídas por passas, ameixas, damascos)

Podem ser acrescentadas frutas frescas como bananas, morangos, pêras ou maçãs.

Bater as claras em neve e reservar. Em uma tigela, misturar todos os ingredientes e por último as claras em neve. Colocar em uma forma com buraco no meio, untar e enfarinhar e levar ao forno médio por 25 minutos.

11 comentários:

ameixa seca disse...

Diet... mas daquela diet saborosa :) Pelo menos ele parece saboroso!

Unknown disse...

Para mim pode ser engordiet e diet hehehe amo bolo
bjs

Rosangela Neri disse...

Aprecio muito uma alimentação saudável criativa e saborosa, o blog é maravilhoso! Voltarei sempre. Bjs

Téia disse...

Lu, adorei este "diet", super nutritivo, delícia. Bj grande.

dri haddad disse...

ameixa...é muito bom mesmo,prove e prove as variações..:))bjks


nana,esse é bom e engorda menos...:)depois me conte..


obrigada rosangela:)fico feliz que vc gostou,bjs

Unknown disse...

Como é bom se alimentar saudavelmente, melhor quando a comida é gostosa. Seu bolo é ótimo.

Beijo

Carolina Andrade disse...

Oi amores!!! Passei aqui pra agradecer o lindo comentário no ragazze. Obrigada epla recepção calorosa meninas, fiqeui muito feliz, mesmo!!! E vamos em frente juntas explorar la Itália!!!! Grande beijo meninas!!!

Anônimo disse...

Oi luciana ! Q otimo o teu site!! queria ter tua força de vontade e fazer doces diets tbem...mas sou adepta do chocolate açucar etc e tal. depois vou correr 10 kms pra perder !!eheheh
Um beijo !
flavia

Luciana B. disse...

Téia, Carol, Flavia e Ana, que bom que gostaram do bolo da Dri! É um bolo super especial, daquelas receitas ótimas, podem faser que fica divino. Um bj!

dri haddad disse...

meninas..me desculpem a ausencia nesses dias..mas realmente estou trabalhando muito,completamente sem tempo de responder e agradecer aos comentérios..obrigada lu por ser minha " babá"!
amo todos esses comentários de qualquer forma!!
estarei menos ocupada depois do dia 5, e colocarei novos posts,prometo!
beijos

Gina disse...

Dri, tenho visto receitas muito bacanas no blog de vocês. Gosto de tudo que leva nozes, amêndoas e outras "nuts". Já anotei na minha lista, vou fazer, com certeza.
Bjs.