quinta-feira, 17 de abril de 2008

Aperitivo saudável

Por Adriana Haddad

Em “mil novecentos e bolinha”, o Carlos Siffert me convidou para fazer um curso de sopas e suflês na Wilma Kovesi. Na época eu estava duríssima e fiquei na dúvida se ia ou não, no fim fui super feliz em saber que se tratava de um convite. No dia, mesmo sendo a primeira a chegar, acabei parando na porta de uma farmácia porque estava com preguiça de caminhar (eu estava grávida na época) e levei uma multa que custou metade do valor do curso... incrível como Deus dá de um lado e tira do outro...!!

As sopas e suflês eram ótimos, mas o que ficou na memória foi a primeira receita que ele deu neste dia, grissinis para beliscar com as sopas. Ontem tirei esta receita do fundo do baú e resolvi fazer umas adaptações para deixá-la mais saudável. Troquei a farinha de trigo normal pela integral, coloquei azeite no lugar da manteiga e alecrim no lugar do kümmel. Sem desmerecer a receita do Carlos Siffert, a minha ficou linda, saudável e deliciosa!

Dá para fazer com semolina no lugar da farinha integral. Eu também usei na receita meu "mix de grãos", que deixo pronto em um pote de mantimentos para usar nas receitas. A receita e a explicação sobre o mix estão no final.

Palitos com sal grosso

100g de semolina - 150g de mix de grãos* - ½ pacotinho de fermento p/ pães ( tipo “fermix”) - ½ xícara de azeite - ½ colher de chá de sal marinho - 1 colher de chá de açúcar mascavo - ½ xícara de alecrim fresco - ¾ de xícara de leite morno

Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa firme e homogênea e deixe descansar 5 minutos. Eu usei a máquina de pão para misturar, mas pode ser na mão mesmo. Em seguida, faça “bastonetes” de aproximadamente 8 cm de comprimento com a espessura de 1 dedo e disponha-os em uma forma anti-aderente (se for uma tradicional, untá-la). Faça pequenas incisões diagonais em cada bastonete e deixe-os descansar por 30 min. Pincele-os com o leite morno e salpique sal grosso. Asse-os em forno moderado (180º) por aproximadamente 20 minutos até ficarem levemente dourados. Eu deixei 20 min, desliguei o forno e os deixei por mais 5 min. com o forno apagado. Rende uns 30 palitos.

*mix de grãos

Esta história do mix começou quando a Tetê Nigro, amiga antiga e super ligada nas coisas naturais e saudáveis, nos ensinou a fazer Chapati (pão indiano) com uma receita dada pela Neka Menna Barreto. Achei a idéia ótima e aí me inspirei para criar meu próprio mix de grãos, que uso em praticamente todas as receitas de massa. Eis a receita: juntar uma medida (pode ser um copo) de cada um dos seguintes itens - semente de linhaça, gergelim, germen de trigo, farelo de trigo, aveia em flocos finos, quinua em flocos. Misture tudo muito bem e coloque em um pote para mantimentos.

2 comentários:

Unknown disse...

ADORRÔ!!!!! DUAS PAULISTANAS????DRI, VC É DO INTERIORRRRRRR
ADOREI O BLOG, CONTINUEM NOS ENCHENDO A BOCA D'AGUA!! BJOSS
SUSANA

sonho e magia disse...

OI MEUS AMIGOS ESTIVE PROCURANDO ALGO ASSIM AMUITO TEMPO,SOU FASCINADO PELA COZINHA MUNDIAL ADORO COZINHAR PARA MEUS AMIGOS ADOREI AS DICAS DE APERITIVOS D+ FOI OTIMO BJS MEU EMAIL.( ANDERSON_EVENTOS802@YAHOO.COM